Como fazemos nossas pesquisas em Artes da Cena?
E de que modo vamos compartilhar entre nós nossas descobertas?
Reflexões sobre procedimentos, modos, maneiras irão nos acompanhar durante os cinco dias de programação do nosso seminário interno que chega agora em sua DÉCIMA EDIÇÃO!Há onze anos atrás um grupo de estudantes do PPG Artes da Cena Unicamp se perguntava sobre como organizar um espaço para compartilhar as pesquisas em andamento em nosso programa, assim surgiu nosso Seminário, que anos depois foi batizado com o nome do Professor Mário Santana - saudoso entusiasta do nosso evento.
Este ano nos propomos a compartilhar nossas investigações colocando atenção principalmente nos aspectos metodológicos próprios das pesquisas nas artes vivas. Como articulamos as particularidades da cena com as exigências acadêmicas? E quais estratégias utilizaremos para democratizar os saberes que construímos até agora? Entre as metodologias que irão atravessar nosso seminário, está nosso comprometimento com a redução do uso de plásticos de uso único. Então, já separem suas garrafinhas e canecas para o café!Nossas condições estruturais - ou mais especificamente as ruínas que compõem nosso Instituto de Artes, acabam atravessando também nossas metodologias de pesquisa e criação.
Afinal, como fazemos nossas investigações neste contexto em que os prédios do nosso instituto estão em frangalhos?
Como essa situação se reflete em nossas práticas?
E como podemos nos mobilizar para entender melhor essa situação e modificá-la?
Temos muitas questões a serem levantadas e por isso faremos RODAS DE QUESTÕES nas tardes do nosso Seminário. Iremos nos encontrar com especialistas e teremos espaço para colocar nossas dúvidas, com objetivo de refletir sobre as relações entre as pesquisas em Artes da Cena e as estruturas acadêmicas. Como negociamos com essas estruturas? O que nos interessa subverter e o que é interessante reafirmar? Quais as especificidades das investigações em Artes da Cena diante das questões sobre ética em pesquisa, por exemplo? Iremos questionar, responder se possível; e aprofundar as questões.
A ideia com o nosso encontro é a de promover reflexões sobre os modos [modus] de pesquisar e principalmente garantir espaço para o compartilhamento das pesquisas que estão sendo desenvolvidas em nosso programa. Pensando sobre a importância do espaço, mas também do tempo adequado para as exposições e debates de qualidade, teremos dois formatos possíveis de apresentação das pesquisas, sendo que é permitido se inscrever em apenas uma modalidade: Comunicação Oral performativa ou Mesa Temática.
Lembramos que as inscrições para apresentação de trabalho são restritas a pessoas que fazem parte do PPG Artes da Cena Unicamp. Será possível se inscrever para apresentar sua pesquisa de forma individual, participando de um fórum de pesquisa junto de outras pessoas pesquisadoras, na modalidade COMUNICAÇÃO ORAL PERFORMATIVA. As comunicações terão duração máxima de 25 minutos e poderão se utilizar das mais diversas metodologias para explanação da pesquisa: seja com projetor e uso prioritário do discurso, seja em abordagens mais performáticas, envolvendo dança, teatro, performance, circo, pedagogias, mídias digitais, etc. Pensando sobre o “de que modo”, chamamos à consciência o caráter performativo de toda apresentação pública de pesquisa.
Também é possível inscrever uma proposta de MESA TEMÁTICA, em que um grupo de pessoas se organiza para compartilhar suas investigações a partir de determinado recorte temático. Podem se inscrever grupos de pesquisa ou pessoas que se juntem pontualmente para a elaboração da apresentação. A mesa terá duração máxima de 1 hora com participação mínima de 3 pessoas e máximo de 6 pessoas (mínimo de uma pessoa do corpo docente e duas do corpo discente), o tempo e formato das apresentações serão organizados pela equipe propositora da mesa, mas não deve ultrapassar uma hora.
Esperamos vocês para uma semana de encontros acadêmicos, mas também extraoficiais!
De 09 a 13 de setembro de 2024, de forma presencial no campus da Unicamp.
Em breve traremos a programação completa.
Modus Operandi: Modo por meio do qual alguém, uma instituição ou sociedade trabalha ou realiza suas funções.